29 de set. de 2009

BOLHAS

Sou daquele tipo de pessoa que não suporta sentir dor ou incômodos.
Qualquer coisa que me machuque ou incomode, eu deixo de lado.
Com as Melissas é assim também.
Spice machucou? Rua!
Esmeralda machucou? Rua!
Happy saiu do pé enquanto eu ando? Rua!

Bonitinha, mas...

Mas ao mesmo tempo, eu adoro as Melissas.
E admito: muitas delas, se eu não usar com meia, me machucam mesmo!
Ontem estava com a Desire, uma das Melissas mais confortáveis do mundo!
Mas ontem, ela me machucou um pouco acima do calcanhar e quando fui tirá-la para ver, vi umas pedrinhas minúsculas perto do calcanhar. Como entraram, não sei. Mas entraram, eu nem senti (quer dizer, nem sei se senti) e criaram uma minibolha no meu pé, que está coçando pra caramba!

Até tu?

Aí eu lembrei de uma resposta que eu dei em relação a uma consulta via e-mail e uma sugestão da Janaína, por e-mail: BOLHAS!

Tecnicamente falando, as bolhas são resultado do acúmulo de fluidos (provenientes dos processos inflamatórios) entre as camadas interiores e exteriores da pele.
Mas por que esse inferno se instala nos nossos pezinhos?

Para começo de conversa, os pés são estruturas com diversas funções, entre elas a de suportar o peso do corpo e de servir de plataforma durante o caminhar.
Sua pele, assim como a do restante do corpo, é formada por uma superfície celular, rica em vasos capilares, chamada derme e dezenas de milhares de terminações nervosas revestida por uma superfície externa, mais espessa, chamada epiderme.
No geral, quanto mais espessa a superfície dos pés, menor é a tendência ao desenvolvimento de bolhas.

As bolhas se formam a partir de uma irritação contínua da derme (superfície interna da pele), que causa a transudação de um líquido rico em proteínas que fica delimitado entre a derme e a epiderme, pressionando as terminações nervosas e provocando dor.
Ou seja, o impacto, em conjunto com um grande volume de passadas, vai castigando os pés.
Some-se a isso o fator “Melissa recém comprada com dona ansiosa para usar”, só que no tamanho errado - porque Melisseira é brasileira e não desiste nunca da busca da Melissa dos sonhos -, ainda mais no calor, em que aumenta a sudorese e a umidade dos pés, bem como as sujeirinhas que insistem em entrar no sapato, além de outros fatores e pronto: quanto mais tempo com a Melissa assassina, maior a chance de criar bolhas.

Daí, já temos algumas formas de evitar a formação de bolhas:
- Evitar andar com pés molhados
- Mantenha a higiene dos pés
- Remova rapidamente corpos estranho que entrem nas Melissas
- Não utilize cremes que façam com que os pés escorreguem nas Melissas
- Escolha Melissas bem ajustadas a seu pé, de modo que não existam partes do sapato ou chinelo que criem fricção com o pé.

Mas mesmo com todos os cuidados, as tais bolhas apareceram.
E agora, como tratar?
Se sua bolha for pequena, proteja-a com um curativo com superfície espessa (para amortecer o impacto no local, aliviando a dor).
Se for daquelas grandes, vai ser necessário retirar o liquido (que pressiona as terminações nervosas, causando dor) - a simples presença dessa bolha propicia o aparecimento de outras bolhas, já que o corpo se defende da dor colocando um peso maior no lado oposto.
Lave bem o pé com água e sabão, aplique álcool iodado na superfície da bolha e utilize sempre material esterilizado (segundo uma das minhas fontes, o ideal seriam agulhas com linha esterilizada de algodão ou nylon 2-0).
Eu, uma simples mortal que costumava ter bolhas não por causa das Melissas, mas de tênis de corrida novos, usava agulha e linha normal. Esterilizo a agulha e a linha em água oxigenada, perfuro a bolha fora a fora com a agulha, passando a linha de um lado a outro do machucado, para drenar o líquido.
Pressione a bolha com cuidado até que boa parte do líquido seja retirado. O resto será drenado durante a noite. De manhã, retire o dreno antes de levantar aí, para não traumatizar a derme. Coloque um Band-aid no local e verifique com frequência.
Se em algum momento houver sinal de pus, médico já!

Ainnnn, mas eu quero taaaanto usar a Melissa causadora de bolhas.
E agora?

Pé cheio de bolhas. Mas lindo!

A Melissa assassinou o seu pé no primeiro uso?
Primeira sugestão: nada de usos intensivos. Vai andar o dia todo? Opte por outro sapato e deixe a assassina para ocasiões em que você não vai andar tanto.

Comprei uma dessas e vou tentar usar com meia...

Segunda sugestão: tente usar com meia. Mesmo as meias finas ajudam a absorver o suor, diminuem o contato de corpos estranhos e protegem o pé do atrito com o sapato. No inverno é fácil, mas no verão vai ser difícil...

Ela é boa e bonita do jeito que ela é...

Terceira sugestão: não mude a estrutura da sua Melissa! Transformar a Rock Princess em um scarpin ou diminuir o tamanho do salto não vão resolver o problema e ainda podem causar transtornos maiores.
Se a RP tem a tira, para algo deve servir, né? No caso da RP, para "fixar a Melissa ao pé" e evitar situações do tipo "eu fui e a Melissa ficou".
Já diminuir o salto pode ser ainda mais perigoso, pois pode prejudicar a pisada, já que alterada a altura do salto, teria também de mudar também o ângulo da palmilha/solado!

Convenhamos: exceto as mais sortudas, as Melissas são especialistas em criar bolhas até nos pés mais rústicos (como o meu)!


Para vocês:

Qual a Melissa que nunca causou bolhas?
e
O que vocês fazem para prevenir e tratar bolhas?

35 comentários:

Renata disse...

scarfun e possession são devoradoras de dedinhos (tenho mais problemas com sapato machucando os dedos do que o calcanhar)... a melissa que nunca machucou meu pézinho foi a night, mas eu gosto de bater perna com a campana zig-zag... deu uma pegadinha no primeiro dia de uso, mas depois fica uma beleza =D

... disse...

entao Dri, sou sortuda.
uso melissas direto, normalmente sem meia e nao consigo ter bolhas.
e ultimamente tenho comprado sempre 1 numero maior ou o meu mesmo quando a forma é grandinha.
raramente tenho problemas, mas algumas de salto ja quase gangrenaram meus dedos (scarfun boots, ashia MO etc).
como sou adepta da sua filosofia "machucou? rua!", todas as candidatas a assassina ja foram embora haha.

Sandra Régia disse...

Todas as Melissas machucam os meus pés, não importa o modelo, mesmo os tênis. Umas machucam com poucos minutos após o uso, outras eu aguento um pouco mais. Se eu fosse desistir das que machucam, não teria nenhuma. Então eu uso artifícios, como os que expliquei nesse post: http://chicleteemacaxeira.blogspot.com/2009/08/alivio-para-os-pes-das-melisseiras.html

Adriana disse...

Sandra
Mas resolve totalmente?
Ou só alivia?
Beijão
Dri

Adriana disse...

Renata
A Possession não me pega em nenhum lugar, nem a Scarfun Low. Comprei uma High e vou testar com meia...
A Campana sai do meu pé, impossível bater perna com ela. Já a Night é imbatível no quesito conforto!!!
Bjs
Dri

Adriana disse...

camelie
*invejinha branca*
Se eu comprar um número maior, meu pé sai da Melissa! Jura que a Ashia MO quase te matou? Para mim ela fica tãããão confortável!
Bom, cada pé uma sentença, né?
Beijão
Dri

Monique disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Monique disse...

olha, vou te dizer q nunca fiz bolha com Melissa. Agora, aqueles machucadinhos de arrancar pelezinha fora, OmG, acho que todas fazem isso com o meu calcanhar (e algumas poucas machucam na frente tbm). A única q nunca me machucou foi a disco. Mas o jeito é a meia, é o band aid camuflado, é usar por pouco tempo... sei la, só sei q eu continuo usando

Geo :) disse...

A glam nunca me machucou. E as que machucam, machucam no calcanhar, então, antes de usar, já ponho o velho e bom band-aid. hunf!

Simone Tafinel disse...

as campanas em geral nunca me machucaram, zig zag, corallo e favela, todas perfeitas. Uma que machucou foi a Ultra vazada, que teimei em comprar numero maior porque nao tinha o meu... a RP machuca, mas nao de dar bolha, e sim a panturrilha dooooi por causa da altura..
bjos

Patricia Pi disse...

Severine quase me matou. Apertava os dedos e saía atrás. Dei para minha secretária, antes de saber que era sonho de consumo de 9 entre 10 melisseiras... E não me arrependo.

Liliane Nunes disse...

A unica que não doi nada é a Zig Zag se sei que vou ter q passar o dia todo com um sapato é com ela que eu vou! Acho que a Coralo tbm deve ser assim, mas não tenho uma. Todas as outras já incomodaram de alguma forma... A esmeralda é linda, mas vendi a minha essa semana pq não conseguia andar nem 10 minutos com ela, mas o problema era na sola do pé, que ardia horrores tentando suportar a melissa, meu pé queria pq queria vazar pela frente. Até a Desire machuca as vezes. Mas a minha melissa causadora de bolhas mesmo é a severine, Deus a livre do meu calcanhar.

Andréa Clivati disse...

Ola meninas !!
Gostaria de saber se alguem tem problemas com a Kali???

Bjs

Unknown disse...

ahh que linda! que bom que gostou da sugestao de post =)

as ultra machucam um pouco no calcanhar, e naquele ossinho do pé, logo embaixo do dedão, mas nada que um band aid antes de usar não resolva. Mas minha mary jane nova triturou meu pé =/ acho pq foi a 1ª vez que usei, agora ja sei onde pega, e da pra colocar band aid antes =)

Rachel disse...

Engraçado, eu só tenho UMA melissa que me machuca. Não é nem bolha, é machucar mesmo, no calcanhar. É a Night. Aquela primeira que saiu, pretinha, com a sola de dentro amarela com coraçõezinhos em alto relevo. Ela tem uma emenda bem na altura do calcanhar, na parte de dentro, e essa emenda machuca MUITO meu calcanhar-super-sensível.
Uma dica que uma moça da Jelly me disse, é cobrir essa emenda, num sapateiro, com algo parecido com TNT (o sapateiro sabe o que é). Eu ainda não fiz, mas vou ver se dá certo.

A melissa que nunca teve nem risco de me machucar nem incomodar, nem nada, foi a campana. ADOOORO minha campana (L).

Enfim D: eu amo a minha night, espero MESMO que o sapateiro resolva, não quero me desfazer dela :(

Jéssiica disse...

Nossa a minha ultragirl acaba com meu pé. Mas a unica qe nuunca me machucou foi a Kali.

**Ery** disse...

Nossa Dri, vc disse que q a Desire é confortável, mas pra mim ela assassina meus pézinhos...sou igual a vc... machucou, tá na pista! Bjs

Joy disse...

Nossa... Melissando é muito mais do que melissa... É uma aula de fisiologia!! Nunca parei pra pensar porque as bolhas aparecem.. Enfim, já não morro sem saber disso! heeh!!
Eu não costumo usar com meia não, pq meu pé é magrelo, então, ele fica sambando e escorregando dentro da melissa, se eu por meia... Uma pena, pq acho essa combinação a coisa mais linda... =(
Até q não tenho do que reclamar. Pra não dizer q melissa nunca me machucou, teve uma vez que usei uma RP e ganhei um calcanhar maltratado, com uma bolha enorme... Depois fui ver q tinha uma rebarba do plástico na tornozeleira q ficava roçando na minha pele. Nada que um acabamento com tesourinha não resolvesse.
Massss... tenho q confessar que estou preocupada com a Ashia MO (aliás... OBRIGADAAAAA PELA DICA, DRI!!!! MEU ANJOOOOO!!! =D) Calço 36, e comprei a 37 (bordô como eu queria, só tinha 35 ou 37). Não ficou muuuito grande, mas tb não tá certinho... Apertando bem a tirinha, fica legal. Mas como ainda não estreei, bate um certo medinho... =/

Sandália Melissa disse...

A Esmeralda é linda, mas faz horrores nos pés da gente realmente. Em geral, as melissas de salto, se usadas por muito tempo, causam bolhas, principalmente se for passar o dia andando, ou numa festa dançando... Se não quer bolhas, calce e fique sentadinha (se tiver uma mesa, tire a melissa e fique descalça um pedacinho sem ninguém ver... depois vc volta a calçar e sai linda e maravilhosa).
As que realmente nunca me provocaram calos foi: quasar, love li, love fu, cute, ou seja, reasteirinhas! Essas eu dou o maior ponto no quisito conforto e longe das temidas bolhas!

Sandália Melissa disse...

A Esmeralda é linda, mas faz horrores nos pés da gente realmente. Em geral, as melissas de salto, se usadas por muito tempo, causam bolhas, principalmente se for passar o dia andando, ou numa festa dançando... Se não quer bolhas, calce e fique sentadinha (se tiver uma mesa, tire a melissa e fique descalça um pedacinho sem ninguém ver... depois vc volta a calçar e sai linda e maravilhosa).
As que realmente nunca me provocaram calos foi: quasar, love li, love fu, cute, ou seja, reasteirinhas! Essas eu dou o maior ponto no quisito conforto e longe das temidas bolhas!

gabizinha disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fabíola Lara disse...

Confesso que fiz inúmeras tentativas, mas a Melissa Sommer não consigo mais. Dá bolha na lateral do pé e aperta tanto meu dedinho que machuca. Tudo isso pq a numeração ficou pequena no meu pé!!! Mas tenho dó de vender ela! É tão linda!!!!!!!
As outras também machucaram. Mas só nas primeiras usadas..
Bjuu
Fabi
www.fabilara.blogspot.com

-Helô Helê- disse...

Bolhas eu nunca tive...a campana favela eu nem cheguei a comprar. Na loja, só de experimentar já deu fatiada na lateral do meu pé e desisti. Mas tem uma ou outra melissa que nas primeiras usadas dão aquela "fritada" básica no pé, principalmente no dedão. Eu comprei uma Malika 38 e uma 39. A 39 ficou ótima, perfeita e linda, a pulseira segurou bem no pé (calço 38). Agora a 38... foi um deus-nos-acuda. Teve uma hora em pleno trãnsito paulista (daqueles acelera-freia-acelera-freia) que eu soltei um grito, aproveitei a deixa de estar tudo parado e simplesmente arranquei do pé, suando frio de tanto que me doeu o dedo. Chegando em casa usei o truque do secador pra dar uma laceadinha básica e agora todas as melissas do mundo vivem felizes no meu armário. E o meu pé tem espasmos de alívio... Sou melisseira e não desisto nunca.

Giovana disse...

Bah... ótimo post, me identifique muito, pois minha Hello flocada acaba com meus dedinhos. Faz bolhas no segundo e no terceiro dedo dos dois pés, além de acabar com o joanete(hein?)...(sim meu pé é gordinho). Amo ela, mais se vou caminhar uma quadra que seja, não uso...A Campana Favela é ótima, não sai do pé e não machuca...:D

Unknown disse...

Olha as bolhas n são na verdade meu problema, e sim os calos
Não sei mesmo o que fazer?

. disse...

prá ser sincera, não tenho NENHUMA melissa q nunca tenha me dado bolhas... Posso citar as que menos dão bolhas: corallo, sweet lips, love fu e love li. Mas até os chinelinhos conseguem me dar bolhas na parte das tiras, é incrível!
Masss, ficadica: encontrei um esparadrapo ótimo, da marca nexcare, que é praticamente invisível. Ele parece ser feito de um plástico duro, é grossinho (e por isso protege bem) e adere bem na pele, não é igual bandaid que vc anda um pouco e ele começa a descolar. Esse esparadrapo anda me ajudando bastante, o único porém é que não encontro em qualquer farmácia, mas vale fazer um estoque, pq ele é tão imperceptível que dá até para colocar naquelas partes em que um bandaid ficaria feio

Unknown disse...

oi Dri! não fico um dia sem passar por aqui. e acredita que é a primeira vez que comento?

então, a Joy quase ME MATA. uso sem meia, porque ela é bem curtinha. já tentei meia fina, mas fica escorregando. o problema é que sua demais por ser toda fechada e machuca demais, do lado. a pele sai toda!
outra que já deixei pra trás várias vezes (detalhe: só sai o sapato esquerdo) é a Kali! já conversei com outras duas amigas minhas, e eles disseram a mesma coisa: que sai o pé ESQUERDO.
coloquei uma palmilha, ficou apertadíssima na frente, mas pelo menos não saiu mais.

agora, a Love Li é superconfortável. mas admito que várias vezes "fui e ela ficou"! haha.

um beijo!

Anônimo disse...

uktragirl é sempre garantia de q não vou ter bolhas, posso usar o dia todo!

Adorei o post!

Vende-se Coisinhas... disse...

Bom, a que uso todo dia praticamente é a Sweet Lips, que é um doce de melissa.

O que sempre faço, com as outras melissas é usar uma meia que cobre os dedos e tem uma almofadinha por baixo, não aparece pq. só cobre os dedos e, no calcanhar, o velho e bom band-aid

Daniela disse...

Nossa! Ontem mesmo eu quase morri com a Desire, milhares de bolhas brotaram no meu calcanhar, mas acho q a maioria já sabe... os modelos sapatilhas são as mais confortáveis, tenho três ultras (sininho, macarrão e a nova barbie) a macarrão pega um pouco, as outras são com certeza muito confortáveis.

Lívia disse...

Realmente, como machucam, santo Deussss!!!

A Adanna acaba com os meus pezinhos, principalmente com o último dedinho, coitado, mas a campana favela é bem confortável...

Ah, quando eu vou usar alguma que machuca, eu coloco o curativinho antes, pra que evite, e assim dá pra usar numa boa...

Lica disse...

Oi,
Eu tenho uma Glam flocada e uma ultra girl night - a primeira machuca meu calcanhar e a outra faz bolha do lado do pé,principalmente em dias quentes, o pé sua daí deu...
Mas amo elas e uso mesmo assim pelo conforto e porque são lindas!
Melhor que scarpin e sandálias de couro...
Bjinhos

Vanessa Frehley disse...

Nossa... Melissa para dar bolha no meu pé é uma maravilha!!!
Ontem eu tive a infeliz idéia de ir trabalhar com a Scarfun High. Meus pés estão cheeeeios de bolhas. Uma Melissa que não me machuca nem a pau é a Zen Girl. Super confortável! Uma que machuca um pouco no calcanhar é a Marine =\
Mas a Scarfun é a campeã em machucar meus pés!

Unknown disse...

como posso fazer pra eliminar os calor com a Melissa ulitsa sneaker? ela me dá calos enormes no calcanhar, alguma recomendação?

Unknown disse...

calos*