3 de mar de 2010

QUANTO CUSTA O SERVIÇO DO SEU AMIGO CARTEIRO?

Recebi essa mensagem da minha querida Alana, no fim do ano passado, e interessa para todo mundo que compra Melissas pela internet: a eterna questão do frete!
Eu achei o post de total utilidade pública... Afinal atire a primeira pedra quem nunca encontrou aquela super Melissa em oferta cujo frete tornava tudo proibitivo? Eu já paguei muito caro por fretes e nem pensava muito no assunto porque era Melissa dos sonhos e talz (mas isso não justifica eu dar pouco valor para o meu dinheiro, né?...
Mas quando vc manda uma Melissa para Iporanga do Bom Jesus de Nazaré e paga X pelo PAC no Correio; e a gata da cidade aqui do lado de casa me cobra X+3 por um frete que nem Sedex é, caramba!!! - a Melissa veio do quintal da casa como? De carruagem com cavalos árabes puro-sangue brancos e foi entregue pelo Malvino Salvador, que calçou no meu pé e ainda deu uma bitoquinha no meu dedão? Ou veio com o bom e velho Carlão, de uniforme amarelo e azul?
Enfim, Malvino não veio então eu passo a palavra para a Alana:
"A verdade é que nos apegamos tanto ao preço das Melissas e nos esquecemos do frete.
Consegui um modelo que queria muito, graças a você comprei e me apaixonei pelas Mary Janes, agora tenho 3. Mas, passei por problemas na compra desta última, uma vermelha com gliter, que embora você não tenha gostado muito, parece o verdadeiro sapatinho da Doroty.
Paguei caro por um frete! E não acho justo as pessoas ganharem em cima de algo assim. Querem colocar os preços nas alturas, ok. Paga quem quer, mas colocar preço baixo e enganar pelo frete, dá licença. Então minha sugestão é calcular o frete junto com a vendedora. O valor nem é tão grande assim, mas pagar R$20,00 por algo que sairia por R$12,00?
Pra mim é um pouco de falta de respeito e honestidade.

De olho nas medidas!

Como calcular: meça a caixa. Acredito que tenham somente dois tamanhos padrões de caixas da melissa: as de salto (e anglomania) e as baixas (independente da coleção). O peso varia um pouco devido ao modelo, mas mesmo assim não chega a dois quilos. Então é só preencher os dados no site dos correios e ver quanto fica."

Veja o caminho da Alana, passo-a-passo:

1) Acesse o site dos Correios - http://www.correios.com.br/. É esse aqui embaixo:


2) No menu lateral, vá em Preços e Tarifas:
3) Clique em Calculador de Preços e vai abrir essa janelinha:
4) Em serviço, selecione PAC (para encomenda normal, demora mais para chegar mas é mais barato) ou Sedex (entrega expressa, mas mais cara). Entre cidades distantes ou interestaduais, o PAC sempre sai bem mais em conta!

5) Colocar dimensões da caixa. A Alana calculou pra nós:

Grande
Altura: 12 cm
Largura: 21 cm
Comprimento: 29 cm

Pequena
Altura: 11 cm
Largura: 13 cm
Comprimento: 31 cm



6) Preencha os demais campos:
- CEP de origem (vendedora) e destino (compradora)
- Peso estimado: até 1 quilo (uma par de Melissas pesa mais ou menos isso)
- Não é necessário declarar valor.

Só que, infelizmente, nem sempre dá para contar com a boa fé da vendedora, como foi no caso da Alana:

"Comprei de alguém que me disse que a Melissa viria do Nordeste, mas o produto veio de Campinas, a vendedora comprou de alguém, pediu para me enviar e ganhou em cima. Se for comprar uma Melissa de R$100 (por exemplo) com desconto por R$92,00 mais R$ 20 no frete, no final a Melissa não teve desconto nenhum:

R$92 (Melissa com desconto)+R$20 (frete superfaturado) = R$112
ou
R$100 (Melissa com preço normal) + R$12 (frete honesto) = R$ 112

Pra mim é propaganda enganosa!
O certo seria R$ 92 + R$ 12 = R$ 104"

E aí, alguém já passou por isso tb?

10 comentários:

Renata disse...

Utilizo muito o Correio e acredito que aí nessa conta faltaram 2 pontos importantes:

1. normalmente os vendedores colocam o produto em outra caixa, pra não amassar a caixa original do produto... ou pelo menos enrolam em plástico bolha, então não vale medir apenas o tamanho da caixa da melissa. Além disso tem o próprio custo do plástico bolha, papel de embalagem, durex, etc...

2. eu moro em São Paulo, e mesmo assim, a agência de Correio mais próxima eu preciso pegar um ônibus pra chegar nela, e a passagem custa R$2,70... esse valor deve ser incluso nos custos do frete. Acredito que em algumas cidades a distância seja até maior, ou não tenha o benefício do Bilhete Único como em SP... então o valor seria equivalente a passagem de ida e volta, ou até o valor da gasolina, se o vendedor for de carro.

Alguns vendedores do eBay, por exemplo, oferecem enviar o produto em 2 caixas pra que não amasse o conteúdo (cobrando a mais por isso, é claro). Mas esse golpe do frete, é muito utilizado principalmente em leilões, já que o vendedor paga uma comissão sobre o valor do produto anunciado... então ele vende o produto mais barato e inflaciona o frete.

Sandra Régia disse...

Todasssssssssssssssss as Melissas que compro de pessoa física e até em algumas lojas têm frete de R$ 20,00 ou mais. Tem gente que cobra R$ 25,00 de frete para o Nordeste. Nunca chequei, confio na vendedora... Como normalmente as Melissas saem do Sul ou Sudeste, imaginei que fosse assim mesmo =( Será que me enganaram esse tempo todo?

Josieee disse...

Nossa, eu já passei , deu até vontade de desistir de comprar...ou melhor eu já desisti de comprar por causa de frete...

uma melissa sapatilha sempre paguei de 10,00 a 15,00...e uma vez a vendedora queria me cobrar um frete de 25,00....

ai eu pensei achei melhor não....

é melhor gastar sola de sapato por ai ...mesmo que vc gaste o mesmo dinheiro pra andar na sua cidade.... pelo menos VC esta passeando e Ninguem esta te roubando..
agora qd é modelo super mega dificil de se encontrar...não falo com a cabeça e com minhas contas..
é outra historia...
mas da pra fazer isso..ir no site dos correios e calcular...
pra ver se é honesta ou não a vendedora!!

bjuss

FernandaV. disse...

OI, gente.
Assim, sou do RS, e daqui os fretes saem uma base de 16 reais para SP, pra se ter uma ideia. Mandei uma Melissa em caixa grande pro Acre essa semana. Até do site pro pagamento pode der diferença: o cálculo do site dava 25. Na hora de pagar, não sei porque, deu 18 reais. Assim como deu pra menos, já aconteceu comigo de dar pra mais na hora de pagar.

FernandaV. disse...

Atualizando:
Das melissas que tenho mandado, a última, caixa pequena - glam, foram as seguintes medidas marcadas pela atendente no recibo do correio: 32 x 15 x 12, e valor de 14 reais pra Nobte Azul Paulista/SP.

-Helô Helê- disse...

SENSACIONAL!

Melissando também é utilidade pública!

=c)

jaqueline disse...

e sedex a cobrar? eu comprei de uma loja em floripa (moro em Sc tbm, mas da 600km da capital) deu 14,00 tem opção de PAC a cobrar tbm? acho que não né, mas seria ótimo! só que retira no correio.

Coisas dos EUA disse...

Não querendo criticar o que vcs falaram, pelo contrário, é bom e exerce seu direito de cidadão rebater absurdos nesses tipos de situação.
Mas como nossa amiga Renata disse, as caixa da Melissa não vão sozinhas, sem nada protegendo, vcs estão calculando somente isso, normalmente o pessoa embala em outra caixa (que realmente não sai por menos de 2 reais), coloca alguma coisa para não balanar por dentor (não pode balangar nada dentro da caixa, pela regra dos correios), transporte até uma agência dos correios (para retirar eles cobram 10 reais a mais).
E realmente, pode variar e muito, revendo produtos importados e a maioria das vezes dá diferença, pra cima. Já teve diferença de no site mostrar 8 reais para o RJ e chegar na agência ser R$ 14.
Acho que vai do bom senso tb, se vc achar q ainda tá dentro da margem de "erro" compra, se não procura e outro lugar um preço q vc ache mais justo.

E o caso do ebay é super verdade...

Bjos

coisasdoseua.blogspot.com

§♥Bruxa♥§ disse...

É por isso que sempre que eu vendo ou troco algo, seja o que for, eu informo o cep de origem (onde estou), o peso e a medida da embalagem para que a pessoa possa por sí mesma confirmar o valor do frete junto aos correios.
Que sacanagem né??

Digo isso pq a agência dos correios fica muito próximo de onde estou, mas imagino que se a pessoa tem que se deslocar até o correio e gasta com passagem e embalagem para acomodar o produto, esse valor até pode ser cobrado, desde que a pessoa coloque junto ao preço do produto e não em cima do frete.

beijokas
Ara

Siena disse...

Adorei as informações do post!
Viva o Google que me trouxe aqui.